SBI lança campanha nacional de conscientização sobre HIV/Aids: “Lembrar para jamais esquecer”

 Na terça-feira, 26 de novembro, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) lançou a campanha digital HIV/Aids - Lembrar para jamais esquecer

A ação tem como objetivo divulgar informações sobre a transmissão do vírus e o desenvolvimento da doença, recuperando a história da Aids no mundo

O público-alvo é a população que possui entre 13 e 29 anos

Postagens, vídeos e uma minissérie documental realça que, em 2022, quase um quarto dos diagnósticos foram de jovens em idade entre 15 e 24 anos

A entidade também alerta para o aumento de casos entre mulheres com 50 anos ou mais

Segundo o coordenador científico da SBI, Alexandre Naime Barbosa, é fundamental detectar a infecção por HIV o quanto antes

No entanto, parte significativa da população fica sem acesso à rede de atendimento em saúde, tanto a que permitiria o diagnóstico precoce, por meio de testes, como ao tratamento

Assim como tuberculose, hanseníase e um série de outras infecções, o HIV/Aids é, no Brasil, uma doença determinante social

PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) consiste em, antes da relação sexual, tomar comprimidos (tenofovir + entricitabina) que blindam o organismo de possíveis contatos com o HIV.

A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular, por meio de consultas médicas e testagem para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Está disponível no SUS desde 2018 e tem sido usada principalmente por homens gays e brancos

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