A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) assinaram, ontem (5), um Acordo de Cooperação Técnica para implantação e utilização do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) nas unidades do Grupo em Porto Alegre e Rio de Janeiro e para integrar dados clínicos com os Hospitais Universitários Federais.
O GHC é um complexo formado por quase 13 mil profissionais de saúde e realiza cerca de 1,1 milhão de consultas, 27 mil cirurgias e 4 milhões de exames ao ano. A instituição faz o diagnóstico de mais da metade dos casos esperados de câncer para a população de Porto Alegre.
O AGHU é um prontuário eletrônico utilizado pelos 45 hospitais universitários federais e está disponível para uso gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS). O sistema proporciona automatização dos processos assistenciais e administrativos, fornecendo acesso a informações para tomadas de decisão em tempo real, além de possibilitar celeridade nos atendimentos aos cidadãos.
O AGHU tem hoje mais de 28 milhões de prontuários cadastrados e passará a ter mais de 30 milhões com a incorporação dos dados do GHC. Esta base de dados estará integrada e disponível para realização de pesquisas, desenvolvimento tecnológico e inovação em ambas as instituições.
Benefícios
Na ocasião, o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, destacou que o GHC terá um papel fundamental na comunidade desenvolvedora do sistema, pela sua relevância na assistência, na formação, na inovação e na pesquisa. “O GHC receberá o código-fonte e terá total autonomia para desenvolver funcionalidades e melhorias no AGHU, em parceria com a Ebserh”.
O diretor de Tecnologia da Informação da Ebserh, Giliate Coelho Neto, explicou que o GHC também terá acesso a dezenas de sistemas que foram criados pela Comunidade do AGHU. “São sistemas de gestão administrativa, imagens médicas, inteligência artificial, navegação do cuidado, transporte intra-hospitalar, gestão do ensino, dentre outros, que já estão integrados ao AGHU e disponíveis de forma gratuita aos membros da Comunidade”.
Para o diretor-presidente do GHC, Gilberto Barichello, o desenvolvimento de ações de qualificação tecnológica na gestão da saúde, a integração dos sistemas e a interoperabilidade proporcionarão mais qualidade na assistência aos usuários do SUS. “A incorporação de tecnologia ganha sentido se servir para os profissionais no desempenho de suas funções e para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, reforçou.
Também estiveram presentes os diretores do GHC Quelen Tanize Alves da Silva, João Motta e Luís Antônio Benvegnú e o gerente de Tecnologia da Informação do Grupo, Marco Fisch, além de parlamentares, trabalhadores e trabalhadoras do GHC.
Comentários
Postar um comentário