A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) iniciou o processo de implementação do Sistema de Gestão do Ensino (SGE) em toda Rede. Desenvolvido inicialmente na Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), o software faz a gestão das informações dos estudantes de ensino técnico, graduação e pós-graduação dos Hospitais Universitários Federais (HUFs) geridos pela estatal. 

O sistema vai padronizar a gestão do ensino e unificar as bases de dados em todas as unidades hospitalares da Rede. "O SGE nos trouxe a possibilidade de fazer um acompanhamento mais específico, profundo e em tempo real das frequências, organização das equipes, escalas e organização dos processos de trabalho nos hospitais", ressalta a diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação (Depi/Ebserh), Cristiane Melo. 

A solução de tecnologia da MEJC-UFRN atendeu aos pré-requisitos e se destacou por disponibilizar interoperabilidade com o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU). 

Implantação 


A ação conjunta liderada pela Depi, em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), validou o sistema apresentado pela MEJC-UFRN em 2023. Desde então, um grupo piloto de hospitais atua no aprimoramento do sistema. Em maio deste ano, a ambientação com o SGE foi iniciada em mais 10 hospitais da Rede, inaugurando a institucionalização do sistema (veja o infográfico ao lado). 

O sistema 

Também em maio, o software que permite o uso em tablets e smartphones, foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), com titularidade da Ebserh e autoria de Diego Henrique Pegado Benício; João Paulo Bessa de Oliveira; Ailton Francisco de Luna e Silva e Robson da Silva Andrade – profissionais do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital da MEJC-UFRN. 

"A plataforma promove maior confiabilidade quanto à conformidade dos registros das informações dos estudantes e, assim, facilita a gestão do cumprimento do currículo necessário do programa de residência, tanto para o coordenador/gestor, como para o próprio residente", explicou Diego Benício, chefe da Unidade de Sistemas de Informação e Inteligência de Dados da MEJC-UFRN. 

A coordenadora da Gestão do Ensino da EbserhRosuita Fratari Bonito, acrescenta que, com a padronização da base de dados, será possível também acompanhar a evolução do estudante e/ ou profissional de saúde ao longo de sua vida acadêmica. “O sistema nos dará a possiblidade de acompanhar o desenvolvimento de cada um desses profissionais em forma de processo para que possamos analisar as várias etapas e entender pontos de melhoria na formação”, destaca. 

Próximos passos 

Núcleos de Implantação do SGE junto aos Hospitais Universitários Federais foram definidos com a presença de representantes da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (SETISD), Comissão de Residência Médica (COREME), Comissão de Residência Integrada Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde (COREMU) e o Setor de Contabilidade (SCONT) da Ebserh. 

Os trabalhos de institucionalização são acompanhados por um grupo de trabalho para o apoio ao processo, em ação conjunta com a DTI, equipe dedicada da MEJC-UFRN e gerência da DEPI. “A ação conjunta permite a assertividade na definição de painéis gestores de dados, construção de relatórios e indicadores do ensino, além da priorização de aprimoramentos futuramente necessários que atendam a complexidade e diversidade dos Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh”, avalia a gestora do processo junto a Depi, Ilka Benedet Lineburger. 

Para Cristiane Melo, a expectativa é que o sistema continue sendo desenvolvido e atualizado em rede, dando vazão às demandas da gestão de ensino da Rede Ebserh. "Além disso, como está sendo constituído como um braço do AGHU, abre a possibilidade para que outras instituições, além da Ebserh, utilizem o sistema para suas gestões de ensino", finaliza a diretora. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog