A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realiza até esta quinta-feira (29) mais uma turma do encontro de integração com novos gestores de hospitais universitários vinculados à empresa. O evento faz um panorama da organização aos responsáveis pelas unidades da estatal, estimula a atuação em rede e o compartilhamento de experiências entre as turmas envolvidas.
Os seguintes HUs compuseram a segunda turma: Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), de João Pessoa-PB; Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), localizado em Cajazeiras-PB; Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), em Campina Grande (PB); Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), situado na capital do estado, Teresina.
“A Ebserh só vive quando falamos dos seus HUs. Ela só está em Brasília quando a gente fala do nosso Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB). Esta sede administrativa é apenas um facilitador para que possamos nos enxergar representando a maior rede de hospitais públicos sobre o mando de uma empresa estatal, construída ao longo desses 13 anos. Este tempo passou muito rápido, mas a Ebserh virou uma gigante com posicionamento estratégico nacional”, disse o vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi.
De acordo com o superintendente do HU-UFPI, André Gonçalves, dentre outras características, o encontro proporciona um aprendizado sólido sobre a estrutura organizacional da Ebserh, em especial para os colegiados iniciantes na gestão. “Esse tipo de evento ajuda bastante a gente a não só conhecer melhor o ambiente da estatal, mas também propiciar uma melhor organização dos hospitais como um todo. Conseguimos trocar experiências com outras unidades, então a gente ganha muito tempo conhecendo soluções já testadas em outros locais ao invés de buscar métodos próprios”, afirmou.
Panorama da organização
Esta é a segunda edição do encontro, que já reuniu quatro hospitais de rede. Presente em 25 de 27 unidades federadas, a Ebserh é a quarta estatal em número de pessoas. A Ebserh possui 85 mil trabalhadores, destes, mais de são 70% mulheres e 44% pretos e pardos. Os hospitais vinculados disponibilizam mais de 9 mil leitos hospitalares à população brasileira via Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, cerca de 200 mil procedimentos cirúrgicos são feitos anualmente nas unidades.
Na área de ensino, os HUs abrigam mais de 55 mil alunos de graduação, com mais de 8500 residentes em todo o país e mais de 1000 programas de residência. No campo econômico, a empresa pública tem um orçamento de cerca de R$ 18 bilhões. Os hospitais da Ebserh operam 2% das compras públicas do país, número potencializado graças à política de compras centralizadas.
Os hospitais universitários geridos pela estatal foram contemplados, pela primeira vez, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Foram destinados mais de R$ 1,7 bilhão para a realização de obras.
A Ebserh é membro da federação Internacional de hospitais (IHF), a única do país no setor público. A organização desenvolve o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) que facilita a gestão de dados entre pacientes, médicos e trabalhadores do setor administrativo nos HUs. A estatal conduz o Exame Nacional de Residência (Enare), além de colaborar com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na condução do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).
Comentários
Postar um comentário