A Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN/Ebserh), promoveu, no dia 26 de abril, um mutirão de atendimentos voltados à saúde da mulher, com a realização de exames fundamentais para a detecção precoce do câncer de mama. A ação faz pate do projeto “Ebserh em Ação: Mais Especialistas”, uma parceria com o Ministério da Saúde que tem como objetivo agilizar o acesso dos pacientes a consultas e exames especializados, contribuindo para a redução das filas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Luciene Gonçalves da Silva de Medeiros foi uma das pacientes beneficiadas pelo mutirão. Ela realiza acompanhamento regular de mamografia a cada seis meses e destacou a importância da ação para o acesso aos serviços de saúde. “ Esse mutirão é ótimo, porque muitas mulheres têm dificuldade de chegar até aqui. A gente está tendo essa oportunidade de fazer exames importantes, como a biópsia, que é muito cara. Eu mesma não teria condições de fazer se não fosse essa ação”. Segundo ela, o atendimento no hospital é excelente e beneficia muitas mulheres: “aqui é muito bom, sou bem atendida, graças a Deus”.

Durante o mutirão, as pacientes foram acompanhadas pelo mastologista Luiz Murillo Britto e pela equipe de ultrassonografia do hospital, sendo realizadas 50 punções. “Os procedimentos foram feitos por punção aspirativa por agulha fina (PAAF) e por agulha grossa (core biopsy). “A PAAF é um exame simples e minimamente invasivo, que permite a análise citológica. Já a core biopsy possibilita um diagnóstico histológico”, explicou o médico e superintendente da MEJC.

Ele destacou, ainda, que a ação foi um esforço conjunto por meio do projeto Ebserh em Ação, atendendo a uma grande demanda do Estado e oferecendo acolhimento e cuidado especializado a pacientes de todo o Rio Grande do Norte. “Acreditamos que iniciativas como esta fazem a diferença na vida das pessoas e refletem nosso papel como hospital universitário voltado à assistência, ao ensino e à pesquisa”, finalizou.

Saiba mais

O “Ebserh em Ação: Mais Especialistas” é uma iniciativa da estatal em parceria com o Ministério da Saúde (MS), estando alinhada ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), que tem como meta aumentar em 40% o número de atendimentos até dezembro. O projeto deste ano segue os moldes do ano passado, quando foram realizados quase 28 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 100 mil exames, visando reduzir o tempo de espera no SUS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog