Na segunda reportagem da série sobre os integrantes do Conselho de Administração (CA) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), você vai conhecer mais um representante do Ministério da Educação (MEC): o secretário executivo da pasta, Leonardo Barchini Rosa. Na reportagem anterior, foi apresentado o Subsecretário de Planejamento e Orçamento do MEC e presidente do CA, Adalton Rocha.
Leonardo Barchini foi nomeado como conselheiro do CA em fevereiro de 2025 e ocupa uma das três vagas reservadas ao MEC. Ele é servidor público federal há mais de 30 anos. Foi pesquisador associado do CEPESP/FGV e analista em Ciência e Tecnologia Sênior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), onde já atuou como auditor-chefe e coordenador-geral de Cooperação Internacional.
Barchini é doutorando em Administração Pública (FGV/SP), possui graduação em Direito (Uniceub) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Ao longo de todos esses anos, se destacou pela ampla atuação na administração pública, em especial nas áreas que envolvem a educação.
Na prefeitura de São Paulo, foi secretário de Relações Internacionais e Federativas e chefe do Gabinete do Prefeito entre 2013 e 2016. Atuou também como gerente do Programa de Cidades Sustentáveis no Instituto Arapyaú e foi diretor-executivo do D³e (Dados para um Debate Democrático na Educação). No MEC, Barchini já assumiu a chefia de gabinete do ministro, a chefia da Assessoria Internacional e a Diretoria de Programas.
Sobre o CA
O Conselho de Administração da Ebserh é composto pelo presidente da estatal, três pessoas indicadas pelo Ministério da Educação (MEC), duas pelo Ministério da Saúde (MS), uma pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), uma pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e um representante dos empregados. Atualmente, um dos cargos está vago, aguardando nomeação do MEC.
Órgão de deliberação estratégica e colegiada da estatal, o CA tem diversas atribuições, como: fixar a orientação geral dos negócios da Ebserh; avaliar, a cada quatro anos, o alinhamento estratégico, operacional e financeiro; eleger e destituir os membros da Diretoria Executiva da Ebserh, fiscalizar a gestão dos membros da Diretoria Executiva; e aprovar as Políticas de Controle Interno, Conformidade e Gerenciamento de Riscos.
O conselho se reúne, ordinariamente, uma vez por mês e, extraordinariamente, sempre que se fizer necessário, por convocação do Presidente ou por solicitação de, no mínimo, quatro integrantes. Como previsto na lei nº 9.292, os conselheiros recebem uma remuneração mensal que equivale a 10% da remuneração média dos diretores e presidente da Ebserh. Hoje esse valor é de R$ 3.208,22.
Comentários
Postar um comentário