O aniversário do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ressaltou o papel da instituição para a sociedade, os desafios que tem pela frente e a importância de planejar o futuro para manter-se na vanguarda na formação de profissionais e na assistência dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). No evento, realizado no auditório do HU, foi formalizada a entrega da obra de reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto do hospital.
O vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi, destacou as parcerias do HU com a universidade e com o gestor local de saúde, reafirmando o compromisso da Ebserh para que o hospital cumpra o seu papel social na formação de profissionais e na assistência à saúde. “O futuro já começou e temos que pensar o que será de nós nos próximos 45 anos, qual é o nosso papel para contribuir decisivamente como o desenvolvimento de Santa Catarina, da região Sul e do Brasil. É uma tarefa histórica e a gente não pode perder isso de vista”, resumiu.
O chefe de gabinete da reitoria da UFSC, Bernardo Meyer, destacou as medidas que vêm sendo adotadas para a integração cada vez maior entre a universidade e o hospital. “Nosso reitor, Irineu Manoel de Souza, tem orgulho de aumentar a integração com a universidade para atender os vários interesses que temos de contemplar”, afirmou.
Uma história escrita a muitas mãos
O aniversário de 45 anos do HU tem programação durante todo o mês. Neste dia 6 de maio, os colaboradores foram recebidos com um bolo, além de uma apresentação musical. Na área externa, houve apresentação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. Até o dia 20 de maio vai acontecer a exposição “Memórias que inspiram”, no hall de entrada do HU-UFSC, com relatos de pessoas que fazem parte da história do hospital.
No evento desta terça, 6, também foi realizada a entrega oficial da reforma da UTI adulto, que passou a contar com dois novos leitos, totalizando 16 em funcionamento. Também foram apresentadas as adequações como a troca de todo o piso da unidade, instalação de pontos de hemodiálise em todos os leitos, reforma de banheiros, adequação das portas de isolamento, instalação de rede lógica para a central de monitorização e adequação de mobiliários. No total, foram investidos R$ 403,7 mil, com recursos de custeio.
O superintendente do HU-UFSC/Ebserh, Spyros Cardoso Dimatos, apresentou dados sobre a instituição. O hospital conta com 2,2 mil colaboradores, é referência em assistência à saúde, totalizou 188 mil consultas no ano passado, 11 mil internações, 5,3 mil cirurgias e 1.550 partos, além de outros procedimentos. “Faço questão de mostrar estes números para ilustrar a grandeza do HU e sua importância para a sociedade”, explicou o gestor, enaltecendo o papel do hospital na formação de pessoal especializado, e na geração de pesquisa e inovação em saúde.
Fundado em maio de 1980
O HU-UFSC foi fundado oficialmente em 2 de maio de 1980, tendo como patrono o professor Polydoro Ernani de São Thiago, que dá nome à instituição. Atualmente, é um dos principais hospitais do estado, com atuação nas áreas de ensino, pesquisa e assistência.
O registro da primeira paciente internada no HU é de 1980. Na fase inicial, foram instalados os leitos de clínica médica e de clínica pediátrica com seus respectivos ambulatórios. Em seguida, foram ativados o Centro Cirúrgico, a Clínica Cirúrgica I e a UTI Adulto. Em 1995, é inaugurada a Maternidade, com as unidades de Alojamento Conjunto, Centro Obstétrico e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. A primeira criança nasceu em 1995.
Atuando nos três níveis de assistência: o básico, o secundário e o terciário, o HU é também referência estadual em patologias complexas, clínicas e cirúrgicas, com grande demanda na área de câncer e cirurgia de grande porte, nas diversas especialidades.
O HU-UFSC ofereceu, em 2025, um total de 96 vagas de ingresso, distribuídas nos 27 Programas de Residência, sendo 23 de Residência Médica, três de Residência Multiprofissional e um de Residência Uniprofissional. O hospital é, ainda, campo de prática para graduandos de diferentes cursos.
Comentários
Postar um comentário