O Conselho de Administração da Ebserh é composto pelo presidente da estatal, três pessoas indicadas pelo Ministério da Educação (MEC), duas pelo Ministério da Saúde (MS), uma pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), uma pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e um representante dos empregados. Atualmente, um dos cargos está vago, aguardando nomeação do MEC.

Órgão de deliberação estratégica e colegiada da estatal, o CA tem diversas atribuições, como: fixar a orientação geral dos negócios da Ebserh; avaliar, a cada quatro anos, o alinhamento estratégico, operacional e financeiro; eleger e destituir os membros da Diretoria Executiva da Ebserh; fiscalizar a gestão dos membros da Diretoria Executiva; e aprovar as Políticas de Controle Interno, Conformidade e Gerenciamento de Riscos.

O conselho se reúne, ordinariamente, uma vez por mês e, extraordinariamente, sempre que se fizer necessário, por convocação do Presidente ou por solicitação de, no mínimo, quatro integrantes. Como previsto na lei nº 9.292, os conselheiros recebem uma remuneração mensal que equivale a 10% da remuneração média dos diretores e presidente da Ebserh. Hoje esse valor é de R$ 3.208,22.

Agora que você já sabe mais sobre o conselho, você vai conhecer um dos representantes do Ministério da Educação.

Adalton Rocha de Matos

Subsecretário de Planejamento e Orçamento do Ministério da Educação, Adalton Rocha é servidor público federal, ocupante do cargo de Pesquisador Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Atualmente, ele também ocupa a função de presidente do CA.

Graduado e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutorando pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Adalton atua na administração pública há mais de dez anos, tendo ocupado funções como coordenador de Programação Orçamentária e coordenador-geral de Orçamento no Ministério da Educação.

Desde 2008, trabalha na administração pública federal, passando por áreas como licitações, contratos e convênios, estudos e pesquisas educacionais, orçamento e finanças. Em 2010, foi cedido para a Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do MEC.

Série

Esta foi a primeira a primeira matéria de uma série que apresentará os atuais membros do Conselho de Administração. Além de Adalton Rocha, nas próximas semanas, você poderá acompanhar os perfis dos demais membros: Leonardo Osvaldo Barchini Rosa, Arthur Chioro, Nilton Pereira Júnior, Milton de Arruda Martins, Sandra Regina Goulart Almeida, Lena Vânia Carneiro Peres e Alailson Rocha Santana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog