O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, na última quinta-feira (1), um mutirão de cirurgias de coloproctologia. A ação faz parte do programa Ebserh em Ação: Mais Especialistas, uma parceria com o Ministério da Saúde que visa reduzir o tempo de espera de pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao todo, foram realizadas 20 cirurgias de fístula anal, cisto pilonidal, fissura anal e hemorroidectomia. Os atendimentos foram coordenados por especialistas do serviço de coloproctologia do HC-UFG, com a participação de equipes médicas e de enfermagem, professores e residentes da Faculdade de Medicina da UFG. O mutirão reforça o compromisso da instituição em ampliar o acesso a tratamentos especializados, garantindo mais qualidade de vida para as pacientes.

“Estamos muito satisfeitos com esse mutirão porque é um número muito grande de pacientes que precisam ser submetidos a tratamentos cirúrgicos. Havia um represamento desses pacientes desde o ano passado. Nós temos um número muito grande de câncer de colo e de reto, e isso acaba prejudicando o número de cirurgias orificiais, por causa da necessidade de se operar um câncer, então o número dessas cirurgias em média [no HC] durante a semana chega a duas.”, afirmou o médico cirurgião de coloproctologia do HC-UFG, Ayr Nasser.

Romilda Pereira dos Santos, uma das pacientes presentes no mutirão, é agente educativa, tem 58 anos e comentou sobre a agilidade para o procedimento de hemorroidectomia com a iniciativa de mutirões da Ebserh. “É um problema que me incomodava há muito anos, doía, sangrava. Eu não esperava ser chamada agora porque a Dr. Eva falou que iria demorar um pouco, mas com esse mutirão me chamaram com mais rapidez”, contou.

O paciente João Neto de Oliveira, de 64 anos, é de Goianira e foi um dos beneficiados com o mutirão. Ele fez uma hemorroidectomia. “A hemorroida incomoda bastante. A cirurgia estava marcada para o dia 15 de julho, mas achei bom que consegui vir logo. Estou na expectativa que isso vai resolver”, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog