O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh) recebeu, no início de maio, uma ação do projeto de palhaçoterapia. Realizada por estudantes de medicina da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), a atividade teve como objetivo promover o bem-estar emocional de pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde por meio de música, brincadeiras e interações lúdicas.
A iniciativa faz parte de um projeto de extensão universitária que atua na humanização do ambiente hospitalar, trazendo leveza à rotina clínica e fortalecendo os vínculos humanos. Durante a visita, os palhaços voluntários percorreram a ala pediátrica do hospital, oferecendo momentos de descontração e afeto.
De acordo com a professora do curso de medicina da UFNT e coordenadora do projeto, Carolina Galgane, o objetivo da ação foi levar alegria e vida ao ambiente hospitalar. “O hospital é um ambiente muito padronizado. Então, a palhaçoterapia é uma oportunidade de transformar esse ambiente para que ele não pareça tão intimidador, mantendo viva a esperança”, destacou.
Além de beneficiar os pacientes, a iniciativa também integra uma pesquisa vinculada ao Programa de Iniciação Científica (PIC) da Ebserh, que avalia o impacto da palhaçoterapia entre os profissionais de saúde. A estudante de medicina e bolsista do projeto, Anna Carollinna Garcia Machado, de 21 anos, destacou como ocorreu a análise.
“Antes da ação de extensão acontecer, aplicamos o formulário com os profissionais que atuam naquela ala. Depois da ação, aplicamos novamente o formulário para avaliar o impacto que causou, tanto pessoal quanto nas relações interpessoais dentro do setor”, explicou.
Para a chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde do hospital, Patrícia Mendonça, ações que valorizam o riso, a leveza e o afeto contribuem não apenas para o bem-estar emocional, mas também para a humanização do ambiente hospitalar.
“Contribuir com um projeto que enxerga o ser humano em sua totalidade, acolhendo suas dores e alegrias, reforça o compromisso da instituição com uma assistência mais sensível, empática e transformadora. Estamos honrados em receber este projeto, que, com certeza, irá semear sorrisos e renovar esperanças por onde passar”, destacou.
Comentários
Postar um comentário