O Hospital Universitário Júlio Bandeira de Melo, da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), aderiu a um processo conduzido pela sede da empresa, que alia economia financeira e sustentabilidade, por meio do ingresso no Mercado Livre de Energia (MLE). A migração para esta nova modalidade de fornecimento de energia elétrica no HUJB-UFCG ocorreu no último mês de março, após a Ebserh realizar um processo licitatório para contratar a comercializadora de energia.
De acordo com a chefe do Setor de Infraestrutura Física (SIF), Lorena Lorraine Oliveira Albuquerque, em março, com a participação do HUJB-UFCG no MLE, houve uma economia de 21,11% no custo com a aquisição de energia elétrica, o que corresponde ao valor de cerca de R$ 9,1 mil.
Nesse mercado, também chamado de Ambiente Livre de Contratação (ACL), o consumidor tem a liberdade de negociar diretamente com o fornecedor, dispensando a intermediação das distribuidoras. Além disso, o produto energético pode ser adquirido de qualquer região do País. “Esse modelo de contratação oferece benefícios como redução de tarifas, flexibilidade para ajustes conforme as demandas e necessidades do hospital, possibilidade de negociação de prazos e incentivo à diversificação de fontes renováveis de geração de energia”, reforça a chefe do SIF.
No âmbito dos hospitais universitários, a Ebserh vislumbra economicidade e, ainda, o alinhamento com a promoção da sustentabilidade ambiental expressa no seu mapa estratégico 2024-2028. Para os hospitais participantes desse processo tocado pela Ebserh, os ganhos são em escala, graças ao grande número de unidades consumidoras e de grande porte que a empresa possui.
Comentários
Postar um comentário