O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Arthur Chioro, é membro nato do Conselho de Administração. Trata-se do órgão colegiado superior da estatal, responsável pela tomada das decisões estratégicas. Ao todo, é composto por nove integrantes.
Ex-ministro da Saúde entre 2014 e 2015, Arthur Chioro assumiu a presidência da Ebserh em março de 2023, após ter sido coordenador do governo de transição na área da saúde em 2022.
Trajetória
Na área de gestão, Arthur Chioro foi titular da Secretaria Municipal de Saúde em duas cidades paulistas: São Vicente, entre 1993 e 1996, e São Bernardo do Campo, entre 2009 e 2014. Nos anos de 2003 e 2005, Chioro foi diretor do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde. Atuou como presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP), que reúne gestores de 645 cidades paulistanas, por três mandatos.
O presidente da Ebserh tem residência em Medicina Preventiva e Social pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). É mestre pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ambos em saúde coletiva. Possui pós-doutorado pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade NOVA de Lisboa (2025). É graduado em medicina pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Unifeso) em 1986
Professor de Medicina desde 1989, é docente desde 2014 do departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Unifesp - onde atualmente coordena a área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. É membro do Laboratório de Saúde Coletiva (Lascol), professor de Saúde Coletiva da Faculdade de Fisioterapia na Universidade Santa Cecília (Unisanta) e da Faculdade de Medicina na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES).
Sobre o CA
O Conselho de Administração da Ebserh é composto pelo presidente da estatal, três pessoas indicadas pelo Ministério da Educação (MEC), duas pelo Ministério da Saúde (MS), uma pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), uma pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e um representante dos empregados. Atualmente, um dos cargos está vago, aguardando nomeação do MEC.
Órgão de deliberação estratégica e colegiada da estatal, o CA tem diversas atribuições, como: fixar a orientação geral dos negócios da Ebserh; avaliar, a cada quatro anos, o alinhamento estratégico, operacional e financeiro; eleger e destituir os membros da Diretoria Executiva da Ebserh, fiscalizar a gestão dos membros da Diretoria Executiva; e aprovar as Políticas de Controle Interno, Conformidade e Gerenciamento de Riscos.
O conselho se reúne, ordinariamente, uma vez por mês e, extraordinariamente, sempre que se fizer necessário, por convocação do Presidente ou por solicitação de, no mínimo, quatro integrantes. Como previsto na lei nº 9.292, os conselheiros recebem uma remuneração mensal que equivale a 10% da remuneração média dos diretores e presidente da Ebserh. Hoje esse valor é de R$ 3.208,22.
Comentários
Postar um comentário