O último sábado (17) na Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia (MCO-UFBA), vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi um dia de muito trabalho. A instituição abriu as portas para atender centenas de pacientes para realizarem consultas e exames em diversas especialidades durante o “Ebserh em Ação: Mais Especialistas”. A iniciativa é uma estratégia integrada entre a estatal e o Ministério da Saúde que busca agilizar o acesso de pacientes a serviços médicos especializados e reduzir o tempo de espera da fila do SUS. Ao todo, 407 pessoas receberam algum tipo de assistência médica ou multiprofissional fora da rotina regular da unidade.

A paciente Sandra Cristina Santos esteve na unidade para realizar um ultrassom das mamas e saiu da MCO-UFBA satisfeita com o atendimento. “Fiquei sabendo do mutirão por um grupo familiar, consegui marcar e o atendimento aqui foi rápido e muito bom. Inclusive, entregaram o resultado na mesma hora”, disse.

Já a paciente Elian Souza de Jesus aproveitou o mutirão para avaliar como anda o seu coração. “Estou ficando com a pressão muito alta e resolvi procurar um especialista. Vim para uma consulta com a cardiologista e o atendimento foi excelente”, contou.

Foram oferecidas consultas nas especialidades de cardiologia, pré-natal de risco habitual, psiquiatria, ginecologia e mastologia; exames laboratoriais, de mamografia, ultrassonografia geral e ginecológica/obstétrica, testes para o diagnóstico de surdez em crianças de 0 a 12 anos e da orelhinha. Houve também atendimento nas áreas de fisioterapia geral e pélvica, fonoaudiologia, serviço social, psicologia e atividades educativas na sala de espera ambulatorial, conduzidas pelo educador físico da maternidade, com foco em promoção da saúde, mobilidade e orientações para o autocuidado.

A cardiologista e chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde da MCO-UFBA, Carolina The Macedo, explicou que a ação possibilitou ampliar a oferta de atendimentos e, por isso, além de gestantes, foram atendidas também pessoas idosas. “Ampliamos o serviço para pacientes idosas com orientações sobre exames, ajustes de medicações e uma variedade de recomendações que já proporcionam uma melhora significativa no tratamento da hipertensão e na qualidade de vida dessa população”, disse.

O chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Thiago Luis Cardoso Nascimento, disse que a ação representa um esforço concentrado fora da rotina regular da unidade. “O volume de atendimentos significa um incremento de mais de 10% em relação à média mensal de atendimentos realizados, reforçando o compromisso institucional com a ampliação do acesso e a resposta qualificada à demanda reprimida”, afirmou.

Mais de 30 profissionais da saúde, entre médicos(as), enfermeiros(as), técnicos(as) de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogas(os), assistentes sociais, profissionais de laboratório, educadores físicos e equipes de suporte, participaram no “Ebserh em Ação”. A fisioterapeuta Aline Maia foi uma delas. “Oferecemos atendimentos de fisioterapia geral, fisioterapia pélvica e educação física, garantindo o melhor cuidado para nossas gestantes. Além disso, recebemos estudantes e estagiárias de graduação da UFBA, fortalecendo a integração entre assistência e ensino, um dos pilares fundamentais da nossa atuação”, afirmou.

Durante a ação, também foi realizada uma campanha de conscientização alusiva ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano, celebrado na última segunda-feira (19). “Estamos reforçando a importância do aleitamento materno e orientando a população sobre a doação de leite humano e de frascos, ações fundamentais para salvar vidas e fortalecer a saúde de recém-nascidos”, disse a coordenadora da Unidade Saúde da Mulher, Fanny Barral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog