Representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) visitaram ontem (12) as obras do Hospital Divino Espírito Santo, em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais. Em fevereiro deste ano, foi formalizado um Acordo de Cooperação Técnica entre a Ebserh, o Governo de Minas Gerais e a UFSJ, após aprovação do Conselho Universitário em dezembro de 2024. O documento prevê, futuramente, a doação da unidade à universidade federal e garante a continuidade do projeto.
A expectativa é que a unidade, uma vez concluída, seja administrada pela Ebserh em parceria com a UFSJ. Assim, o hospital também servirá como campo de prática para os estudantes dos cursos da área da saúde do campus Centro-Oeste Dona Lindu. O projeto é considerado estratégico para a melhoria da assistência em saúde na região e para a formação qualificada de profissionais do setor, reafirmando o compromisso da Ebserh com a expansão e a excelência da rede de hospitais universitários federais.
Visita técnica
- Arthur Chioro, presidente da Ebserh, participa de vista técnica as obras do novo hospital que será doado a Universidade
Arthur Chioro avaliou que as obras estão em estágio avançado, mas que algumas adaptações precisarão ser feitas para transformar a edificação em hospital universitário, uma vez que, não foi pensado com nessa dinâmica há 12 anos - quando o projeto arquitetônico foi concebido. “Após todas essas adaptações e melhorias, nós teremos aqui, com toda certeza, um hospital universitário moderno e capaz de atender às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), de ensino e pesquisa, agregando também um grande valor ao trabalho da Rede da Ebserh”, disse.
Para isso, explicou Chioro, o Governo Federal vem trabalhando em parceria com o Governo do estado de Minas Gerais para viabilizar a entrega da unidade. “Após a doação da unidade, com a finalização das obras por parte do estado, o Governo Federal realizará a doação de valores para que Ebserh possa equipar e mobiliar o hospital”, afirmou.
Obras
A construção do Hospital Regional estava paralisada desde 2016 e foi retomada em 2023. A edificação tem 16.761,80 m² de área construída em um terreno de 53.464m² e foi projetada para atender casos de média e alta complexidade.
Quando concluída, a unidade terá 207 leitos e atenderá emergência referenciada nas especialidades de clínica médica, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, nefrologia, oftalmologia, urologia, reumatologia e angiologia.
Além disso, cirurgias gerais, ginecológicas, oftalmológicas, cardiovasculares/hemodinâmicas, vasculares e dermatológicas serão realizadas no novo hospital universitário, bem como exames como tomografia, ultrassonografia, densitometria óssea e outros.
Comentários
Postar um comentário